Curiosidades sobre Isaac Newton


  • Muitos pensam que ele nasceu no natal de 1642, o que é verdade, segundo calendário adotado naquela época. Se formos adotar o calendário atual, Newton nasceu no dia 4 de janeiro de 1643.
  • Newton nasceu órfão de pai, que morreu poucas semanas antes dele nasce, de causas desconhecidas.
  • Newton nasceu prematuro, muito pequeno e extremamente fraco. Como era comum na época, praticamente todo mundo achava que o frágil bebê iria morrer logo. Para nossa sorte, ele sobreviveu e ainda viveu por mais de 80 anos :)
  • Aos 3 anos, Hannah, mãe de Isaac, se casou e foi embora com outro homem.Isso afetou profundamente a personalidade de Isaac, que passou a morar somente com os avós.
  • Quando sua mãe ficou novamente viúva, voltou a morar com Isaac, mas por pouco tempo, pois Newton teve que se mudar para estudar em outra cidade.
  • Newton iniciou seus estudos no colégio King's School. Ele morava na casa do boticário da cidade, e costumava ler os livros sobre química e alquimia do dono.
  • Newton começou a estudar loucamente quando brigou (briga mesmo, com murros, chutes e sangue) com um colega do colégio, e decidiu passar ele em tudo, até nas notas. PS: ele venceu a briga
  • Provavelmente, o único caso amoroso de Newton foi em sua adolescente, com uma jovem chamada Catherine Storer, que era enteada do boticário Willian Clark, dono da pensão que Isaac morava enquanto estudava no King's School.
  • Newton teve que abandonar seus estudos na adolescência pois sua mãe achava aquilo inútil, e o mandou de volta para casa, para cuidar dos animais, terreno, plantação, empregados etc.
  • O gênio era totalmente incapaz de cuidar de um rebanho ou mesmo contar alguns animais. Sua mente sempre divagava e voltava para os estudos. Sua incompetência foi tanta que certeza vez o rebanho que ele devia cuidar se espalhou, fugiu, quebrou cercas e destruiu plantações. Newton foi multado e fichado na polícia por tal evento.
  • Como estudante, professor e outras funções, na universidade de Cambridge, Isaac ficou na instituição durante décadas. Por cerca de 20 anos seu companheiro de quarto foi uma pessoa chamada John Wickins, e eles se separaram por algum motivo desconhecido, e mesmo ambos tendo vivido por mais décadas, nunca mais voltaram a se encontrar. Como Wickins não falou nada sobre isso nem sobre sua longa estadia com Newton, pouco se sabe os motivos de tal separação abrupta.
  • Quando estava estudando Óptica (luz, cores, espectro) Newton espetou um palito abaixo dos olhos, tentando atingir o fundo do olho, para pressionar o nervo ótico para ver as cores que isso produzia em sua vista. Sim, ele enfiou um objeto pontiagudo nos olhos como forma de experiência, para provar algumas ideias da época sobre a luz
  • Ainda durante os estudos sobre a luz e as cores, ele ficou horas a fio olhando diretamente para o Sol, para poder analisar os círculos de cores que apareciam ao piscar os olhos. Resultado: teve uma cegueira temporária e só melhorou quando passou 3 dias em um quarto escuro
  • No início de 1665 a Universidade de Cambridge cancelou todas suas atividades acadêmicas por conta da peste bubônica, ficando praticamente sem atividades por 2 anos. O que Newton fez nesse tempo? Voltou para a casa no campo, criou o Binômio de Newton, Cálculo Diferencial, Cálculo Integral, criou teorias sobre a luz e cores, e fez a fantástica Teoria da Gravitação Universal.

Biografia Isaac Newton é um projeto independente.
Para ajudar o trabalho, basta curtir nossa página no Facebook e clicar no botão G+1.

Contamos com seu apoio!